Função           UX | UI Designer
Equipe            Rafael Ávila (UX | UI Designer), Agustina Cabral (PO) e Débora Figueredo (Diretora de produtos).
Conclusão     2022 - Atualmente
Plataformas  iOS, Android e Web
Introdução 🧭
A BaaS2u é uma fintech focada em construir soluções financeiras para diversos mercados, resolvendo as principais dores de grandes redes e ainda gerando novas fontes de receitas com produtos financeiros customizados. Dentre seus produtos financeiros estão: Conta digital para pessoas físicas e jurídicas, maquininhas (POS), cartão de débito e crédito e os produtos financeiros comumente oferecidos no mercado, como Pix, pagamento de boleto, transferência interna e emissão de cobrança; tudo isso com a identidade visual do ecossistema da rede contratante.

Atualmente a fintech conta com tecnologia proprietária e disponibiliza seus produtos financeiros para os usuários em aplicativo para dispositivos móveis e internet banking (IB) para acesso via desktop. Estas soluções foram planejadas e desenhadas (etapas iniciais de pesquisa e definição) por empresa terceirizada e o desenvolvimento e entrega foram feitos por equipe interna de tecnologia. Com o aplicativo e internet banking funcionais, montou-se uma equipe de produtos para dar andamento na manutenção e otimização das soluções já em uso e para a criação de novos produtos.
O negócio 💼
A BaaS2u é mais que um bank as a service, além de criar toda a estrutura e disponibilizar toda a tecnologia necessária para um banco, também desbloqueia todo o ecossistema financeiro do cliente, através da centralização de todos os serviços, produtos, tecnologia e pessoas necessários. A organização participa em conjunto da execução e gestão das operações e substitui as despesas do cliente com serviços e produtos financeiros, por receita, com seu modelo de negócio profit share e monetização 360.

Através de seu modelo white label, a fintech desenvolve soluções financeiras para ecossistemas de qualquer nicho, mas cria produtos pensados para as dores individuais de cada segmento. Para cada ecossistema é criada uma política comercial personalizada, com benefícios para toda a cadeia, visando o fomento e a sustentabilidade de todo o ecossistema.

Em seu portfólio de clientes a empresa possui empresas do segmento farmacêutico, serviços automotivos, franquia de assistência técnica para celulares, escritório de advocacia entre outros.

Problemas 🌡️
→  As soluções já estavam em uso por dois diferentes ecossistemas e nós não conhecíamos os usuários;

→  Os bancos criados para ambos os ecossistemas ainda não tinham plataforma de marca o que dificultava a comunicação;

→  A empresa terceira disponibilizou o Figma contendo todas as telas e instruções de design para o desenvolvimento dos produtos e funcionalidades, porém nós, como equipe de produtos, não recebemos nenhuma documentação ou registro das etapas de pesquisa e definição;

→  A comunicação era padrão para todos os usuários dos diferentes ecossistemas e a estrutura de tecnologia também não estava preparada para o disparo de comunicações diferenciadas;

→  Nas fases de definição e desenvolvimento, realizadas pela empresa terceira, foram desenhadas funcionalidades e recursos para os quais não teria tempo e recursos suficientes de desenvolvimento antes do lançamento, mas parte desses recursos e funcionalidades acabaram sendo desenvolvidos no front end, mesmo que o back end não estivesse preparado.

Soluções 💊
→ A equipe de produtos manteve comunicação constante com a equipe de relacionamento e comercial para entender a fundo os usuários, suas dores e suas necessidades;

→ Foram definidas as plataformas de marca para cada um dos bancos criados, o Multiplicar Bank (utilizado pela base da BaaS2u) e o Cifarma Bank (utilizado pela base da indústria farmacêutica Cifarma) o que permitiu uma comunicação mais direcionada e efetiva, com tom e linguagem diferenciados para cada ecossistema;

→  Foram mapeados os fluxos da jornada do usuário dentro de cada plataforma e fomos criando registros pontuais, assim como detectando pontos de melhoria, para a otimização da experiência do usuário;

→  Tecnologia preparou uma estrutura de disparo de comunicação para as diferentes bases e, depois de definidas as plataformas de marca dos diferentes bancos, criamos os textos base para as principais comunicações de rotina para cada um dos ecossistemas;

→  Foram mapeados e ocultados todos os recursos e funcionalidades não desenvolvidos no back end, que estavam sendo apresentados na interface para os usuários.
Após alguns meses do lançamento do aplicativo e IB para as bases de usuários da BaaS2u e da Cifarma, a empresa captou mais clientes e a equipe de produtos realizou a adaptação (white label) dos bancos para os novos ecossistemas, com identidade visual dos clientes e plataforma de marca próprias.
Pesquisa 🔎
Para conseguir solucionar os problemas foi necessário muita pesquisa e alinhamento com a equipe de relacionamento e de tecnologia, ao longo de alguns meses de trabalho. Coletamos constantemente feedbacks dos usuários, que nos direcionaram nas etapas de pesquisa e definição, resultando nas solicitações de ajustes para a equipe de tecnologia. Para a pesquisa, utilizamos principalmente metodologias de card sorting, benchmarking e feedback do cliente.
Ponto de melhoria ⚠️
→  Fazemos testes funcionais semanalmente para avaliar o funcionamento de nossos produtos, mas precisamos ainda implementar uma rotina de testes de usabilidade com usuários para a melhoria contínua de nossos produtos.
Principal aprendizado 💡
→  A equipe de produtos foi montada depois dos produtos já entregues, o desafio inicial foi entender todas as funcionalidades, fluxos e usuários desses produtos em um curtíssimo prazo. Ao longo do tempo esse desafio foi sendo ultrapassado e conseguimos deixar os produtos mais alinhados com as expectativas do negócio e dos usuários.

Veja também:

Back to Top